• Quadrinhos da Cia. vai lançar coletânea da série de Angeli, Laerte e Glauco
  • Editora programa publicar a obra no ano que vem, incluindo extras inéditos
  • Lista de lançamentos inclui tiras de Laerte e charges de guerra de Angeli


Los Três Amigos. Crédito: reprodução


As histórias de Los Três Amigos serão reunidas numa edição de luxo. A obra será lançada pelo Quadrinhos da Cia. e está programada para o ano que vem.
Segundo a editora, o contrato com os autores foi fechado há três meses. O nome do álbum ainda não foi definido. Sabe-se, no entanto, que terá algumas páginas nunca publicadas.
"Os originais estão sendo restaurados, com algum material de extras inéditos", diz André Conti, editor responsável pelo selo de quadrinhos da Companhia das Letras.
Ainda de acordo com Conti, a reunião de histórias irá pegar todas as fases da série, do início, apenas com Angeli, Laerte e Glauco, até a inclusão de Adão Iturrusgarai à trupe.
                                                         ***
O interesse do Quadrinhos da Cia.  não se limita a apenas a essa obra. A editora fechou contrato para publicar também duas outras antologias, uma de Laerte, outra de Angeli.
De Laerte, será uma reunião das tiras feitas por ele nos últimos anos para a "Folha de S.Paulo" e reproduzidas, depois, no "Manual do Minotauro", blog mantido pelo desenhista.
Ainda não se sabe se serão todas as tiras ou apenas uma seleção delas. A data de lançamento também não foi definida.
De Angeli, será uma coletânea das charges de guerra feitas por ele também para a "Folha de S.Paulo". O livro pode ser lançado ainda neste semestre.
                                                        ***
A participação no jornal paulista foi apenas um dos pontos em comum entre Angeli, Laerte e Glauco, morto em março de 2010.
Nas charges e nas tiras, produziam isoladamente. Em conjunto, criaram para as revistas da Circo Editorial na segunda metade da década de 1990 e fizeram "Los Três Amigos".
Os desenhistas se inspiraram no filme "Três Amigos!", de 1986. A versão em quadrinhos ironizava as histórias de faroeste ambientadas na divisa com o México.
Angeli era Angel Villa, Laerte, Laerton, e Glauco, Glauquito. A primeira história foi publicada em novembro de 1987, na revista "Chiclete com Banana". Na década seguinte, o trio virou quarteto com a entrada de Adão. Desde então, não é mais produzida.