quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FAÇA SUA CARICATURA COM JACK CARTOON

FAÇA  SUA CARICATURA COM JACK CARTOON: A Caricatura Digital é uma excelente ideia de presente para as mais diversas ocasiões, aniversários, bodas, grupos de amigos ou de trabalho, casamentos, muitas são as possibilidades além de ser um presente diferente e divertido.
www.oficinadeartejackcartoon.blogspot.com.br
























terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EVENTO DE CARICATURA NO HOTEL HOLIDAY INN


CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS E EVENTOS
Anime sua festa com caricaturas ao vivo. A equipe Jack´s Cartoon Trabalha em festas de Aniversário, Casamentos, Formaturas e qualquer tipo de evento.































CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS E EVENTOS
Anime sua festa com caricaturas ao vivo. A equipe Jack´s Cartoon Trabalha em festas de Aniversário, Casamentos, Formaturas e qualquer tipo de evento.


MICHEL E JACK CARTOON FAZENDO A FESTA DA GALERA

TIPOGRAFIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


TIPOGRAFIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Imagens e textos vieram do mesmo lugar, desde que possamos considerar as letras como imagens também. Nos quadrinhos, esses dois são usados de uma forma em que eles tem uma fusão orgânica. Nesse artigo vamos estudar um pouco sobre a tipografia nos quadrinhos para, quem sabe, aproveitar essas técnicas em outros trabalhos.

O modo de ler quadrinhos não é muito diferente de ler um texto corrido, podemos até comparar a forma de um texto ser dividido com as bordas dos quadrinhos. Esse espaçamento é importante para dar uma folga nos olhos do mesmo modo que um espaço em branco é usado em uma peça publicitária ou em um website. Um grande espaçamento indica que as cenas acontecem em um espaço de tempo considerável, do mesmo modo que quadrinhos colados e que se misturam podem indicar acontecimentos rápidos e confusos, como uma luta.
Uma diferença considerável é que fontes serifadas não são muito boas para balões de quadrinhos, pois as imagens e os balões já servem como guia para nossos olhos. De acordo com Will Eisner, a fonte dos balões deve ser informal, para representar a fala, que geralmente é coloquial.
Na tipografia dos quadrinhos também existe hierarquia. Contornos e peso nas letras são usados para dar mais ênfase ao texto. Quando o texto é mais “pesado” que os desenhos, informa que as falas são mais importantes que a imagem. Os títulos usam letras mais rebuscadas e letras “desenhadas” são usadas para passar tipos diferentes de sentimento. Uma letra tremida, por exemplo, indica medo, enquanto uma letra maior pode indicar que o personagem está gritando.
No início dos quadrinhos, as letras eram feitas à mão, com os títulos das revistas feitos dessa forma, passava-se uma certa irregularidade jovial, além de se diferenciar dos jornais. Nessa época os quadrinhos eram uma leitura somente para crianças e adolescentes então esse tipo de tipografia se encaixava perfeitamente. Sempre eram usadas letras em caixa alta nos balões, talvez por um motivo de economia de tempo, é interessante notar que esse modelo continua até hoje, mesmo com os textos feitos digitalmente. Na década de 90, houve uma revolução digital nos quadrinhos e era muito comum ver novos experimentos com tipografia onde as letras tomavam formas novas e extrapolavam balões e quadros. Mas atualmente é muito comum também que os cartunistas continuem a desenhar suas próprias letras, dessa forma alguns ficam até conhecidos por sua letra, como é o caso do cartunista brasileiro Ziraldo. Abaixo podemos ver um vídeo do cartunista mineiroSantiago falando um pouco sobre sua tipografia e como ele a usa em suas tirinhas.
A tipografia das onomatopeias também tem grande importância nas histórias em quadrinhos, é normal usarem letras em formatos diferentes para representar o som específico, abaixo podemos ver alguns exemplos.
Um exemplo interessante é o que Frank Miller utiliza em Sin City, como podemos ver abaixo. Ele usou a forma das letras do tiro em caixa alta como os quadrinhos da cena, pois o som é tão alto que ele engloba o acontecimento todo, como numa situação real. As imagens estão dentro das letras, e não o contrário.
O poder das onomatopéias é tão grande nos quadrinhos que algumas adaptações para o cinema e tv usam desse recurso para deixar a mídia mais parecida com as revistas. O exemplo mais clássico é o seriado do Batman dos anos 60.
Como já foi falado antes, os títulos têm uma tipografia diferenciada por questões de hierarquia, mas alguns desenhistas extrapolam essa idéia construindo exemplos interessantes. O mestre dos quadrinhos, Will Eisner, tinha como marca registrada a técnica de transformar os títulos das histórias em paredes ou o chão onde os personagens estão. Essa sua técnica inspirou gerações de quadrinistas.
Referências:
http://tipohq.blogspot.com.br/2009/11/abrindo-os-trabalhos-sobre-tipografia.html
http://www.masquemario.net/htm/tipografia.htm

GIBIS E LIVROS



"Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula" deveria ser leitura obrigatória para a formação de qualquer educador. Traz um guia para uso das HQs em aulas de língua portuguesa, geografia, história e artes.
www.editoracontexto.com.br  
Greg Garrett faz uma análise profunda da relação entre os heróis dos quadrinhos e do cinema com a espiritualidade humana em "Holy Superheroes!". Os textos exploram séries clássicas e recentes e abordam bem o padrão de comportamento dos personagens.
www.wjkbooks.com  
  As revistas da Turminha Mig e Meg estão entre os melhores materiais produzidos no Brasil. Existe um cuidado grande com a linha editorial e o acabamento das publicações. 
www.migmeg.com.br
A formiga Smilingüido foi o primeiro personagem cristão a fazer sucesso no Brasil. Hoje está presente em revistas, filmes, tiras e material didático.www.smilinguido.com.br 
A revista da Turminha da Graça já é publicada há muito tempo. Nas histórias, os personagens discutem temas atuais, ajudando as crianças a compreenderem o mundo.
www.gracaeditorial.com.br
As histórias da Turma do Xaxado se passam pelo interior do Brasil, numa região onde se fala de seca, de fome e de pobreza; mas também de alegria, amizade e diversão. Pela Editora Paulinas, Antonio Cedraz publicou um volume que ensina a rezar.
www.paulinas.com.br
A Turma do Biblincando é a primeira revista de quadrinhos católicos do Brasil. Os personagens foram criados em 1996. A revista também é publicada em Portugal.
www.biblincando.com.br
"Jesus nos ensina a viver" é um livreto voltado para crianças com dez lições inspiradas nos ensinamentos cristãos. É ilustrado pelos personagens da Turma da Mônica e cada capítulo traz dicas de leitura na Bíblia e espaço para anotações.

http://mundomirim.wordpress.com/
Laerte publicou três livros com as tiras sobre Deus e o personagem se tornou um clássico. Leitura imperdível.
www.olhodagua.com.br
Uma fábula inspirada na história real da fuga de quatro leões do zoológico de Bagdá, depois de um ataque aéreo norte-americano. Andando pela cidade destruída, os animais refletem sobre a vida e a liberdade.
www.paninicomics.com.br
"O Evangelho em Quadrinhos" tem quase quatrocentas páginas narrando a vida de Jesus Cristo. Foi desenhado pelo brasileiro Anderson Siqueira, com roteiro de Ana Paula Medeiros, e traz mapas, glossário e outras informações adicionais.

www.gizeditorial.com.br
Brilhante trabalho de Laudo Ferreira e Omar Viñole. A reconstituição foge da tradição moderna - dos nomes às fisionomias do personagens. Fruto de uma pesquisa história intensa, é uma obra que traz reflexões profundas sobre a forma como aprendemos o evangelho. Mais dois volumes estão prometidos.

www.devir.com.br 
 
Mangá é o nome dos quadrinhos desenhados no estilo japonês. Com narrativa nesse estilo gráfico, a Bíblia em Mangá traz uma mensagem ilustrada com referência aos textos originais.
www.editorajbc.com.br
The Action Bible - A Bíblia de Ação é ilustrada pelo desenhista brasileiro Sérgio Cariello. São 750 páginas narrando, em quadrinhos, o Evangelho. Foram 3 anos de trabalho, até a conclusão do projeto. A arte de Cariello, talento internacionalmente reconhecido e premiado, é de encher os olhos. À venda em sites cristãos, com promessa de publicação no Brasil, em português.
www.christianbooks.com
Serenity é uma garota de Los Angeles que se muda para uma nova escola e enfrenta dificuldades de relacionamento. Até que encontra um grupo diferente de amigos. A arte peca pela falta de detalhes, mas o roteiro é ótimo. À venda em sites cristãos, sem edição ainda no Brasil, em português.
www.christianbooks.com
A editora americana Kingstone Comics publica revistas em quadrinhos sobre os principais livros e personagens da Bíblia. Ao rodapé de cada página está a indicação do trecho das Escrituras ao qual a sequência se refere. Cada revista tem, em média, 15 páginas, em ótima impressão. Boa arte e roteiro, sem edição ainda em português.

www.kingstonecomics.com 
Um bebê, abandonado nas mãos do Demolidor, pode ser o anti-Cristo. O que fazer com a criança? E como lidar com os dilemas espirituais? A história, de Kevin Smith, é um clássico e pode ser encontrada em uma edição encadernada.
www.paninicomics.com.br
"Um contrato com Deus" é um dos trabalhos mais primorosos do escritor e desenhista americano Will Eisner. Neste livro, de conteúdo adulto, conta a história de um homem que perdeu a filha e busca um ajuste de contas com Deus.
www.devir.com.br